sexta-feira, 3 de junho de 2011

Oração pela Pérola

"Senhor, me apresento diante de Ti com minhas falhas. Esta é a única parte que me cabe. Toda virtude, tudo o que faço de correto, vem de Ti, da tua graça. Sem Ti eu sou como o Jordão que corre até o Mar Morto, e ali morre.
Como é difícil passar um dia em tua presença! Agora entendo o salmista, dizendo que vale mais um dia nos teus átrios do que mil em qualquer outro lugar! Estes dias são tão raros quanto os diamantes, tão raros quanto pérolas escondidas nas profundezas do oceano. Assim como estas pérolas só podem ser encontradas depois de uma busca incansável, mergulhando na imensidão escura do mar, assim também é um dia em teus átrios!
Como valorizo os primeiros dias! Dias em que a tua presença era tão real quanto tudo o que há de palpável neste mundo. Hoje caminho como um cego, tateando por todos os lados, clamando pela graça que há em tua luz. Entretanto, percebo que agora acabo extraindo virtude desta aparente desgraça. A escuridão é necessária para que a luz tenha valor. Não te pedi, nos tempos do primeiro amor, que eu pudesse valorizar a tua glória acima de todas as coisas? O Senhor ouviu a minha oração. Levou-me às profundezas da escuridão para que eu te enxergasse melhor.
Agora aqui estou, vendo que todo este mal cooperou para o meu bem, pela infinita graça e misericórdia do teu amor. Agora entendo que, assim como o Senhor fez com Jó, faz também a todos que ama. Leva-os aos abismos para lhes mostrar o valor da sua gloria. E depois de passarmos por estes abismos, podemos dizer: ‘Antes eu te conhecia só de ouvir falar, mas agora os meus olhos podem te ver’.
O Senhor impelirá a todo que foi alcançado pela tua graça a mergulhar no mar profundo. E a medida que o justo for mais fundo, tudo se tornará escuro. Mas haverá o dia em que ele encontrará uma pérola, como a que encontrei hoje. E todo o esforço do mergulho, todo o medo encontrado na escuridão, não será nada comparado a alegria que habitará o ser de quem encontra a pérola. Isto porque, como o Senhor disse, ‘o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, PELA ALEGRIA dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo’.
Concede-me a graça de enxergar o valor do tesouro, para que eu passe cada dia da minha vida vendendo tudo o que tenho para comprar aquele campo!
Em nome do teu santo Filho eu oro, amém"

Vinícius Santos Albuquerque