quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Onde está o livre-arbítrio?


Se caminho em direção ao mal, não tive qualquer outra escolha, pois já inerente a mim está o pecado que me lança para ele. O que dizer? Não posso fazer qualquer outra coisa senão pecar.

Pelo mal que represento, todas as minhas escolhas serão más. Nunca opto por caminhar em direção a Deus, meu pés correm para a direção contrária à Ele, numa mistura entre a circunstância e a minha escolha, porquanto no que diz respeito à circunstância, sou levado ao erro, visto que o mal me atrai, e no que diz respeito à minha escolha, vou de bom grado.

Todavia, se salvo por Ele, as circunstâncias ao meu redor me conduzem ao acerto, sejam boas ou ruins, me lançam em direção a Deus e à Sua vontade, por isso se diz que "todas as coisas cooperam para o bem", não é este o bem que eu procuro ou escolho por minha própria vontade, mas o bem para o qual sou impelido e guiado, não me restando outra opção senão aceitá-lo, e se assim o faço, já não o faço como quem possa se dizer digno de receber qualquer glória, ou por ter qualquer mérito, mas simplesmente o faço por não ter outra opção senão fazê-lo.

Sei que se aceito o que me é proposto também Ele é quem muda meu interior e faz-me sentir agradado em aceitar, de modo que Ele mesmo é quem opera em mim tanto o querer quanto o efetuar. Portanto, o que me resta é apenas ter temor Daquele que soberanamente conduz todas as coisas a fim de fazer-me caminhar em direção à Ele, de modo que não importa quantos "nãos" eu Lhe diga em minha caminhada, a somatória deles todos será sempre um "sim" que ressoará por toda a eternidade.

Assim entendo que minhas escolhas não importam se Ele não me escolher, e tendo Ele me escolhido, não tenho outra opção senão aceitá-Lo, e se não tenho outra opção, devo me perguntar: onde está o livre-arbítrio?

Me alegro no fato de Ele fazer as escolhas que eu por mim mesmo, jamais poderia fazer.

Glória ao Deus todo-poderoso para sempre, amém.

Gustavo Marchetti

Que Deus abençõe vcs,

Ministério VQT