quarta-feira, 23 de março de 2011

Mas é claro que o sol vai voltar amanhã

“Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.” (Lamentações 3: 26)

“Mas é claro que o sol vai voltar amanhã”... e se não voltar é porque um Brilho de muito maior glória que ele nos estará iluminando. O amanhã é sempre sinal de misericórdia, de recomeço, de esperança, de mudança, de continuidade em contrapartida à apatia que resulta na fixação que se tem nas circunstâncias de hoje.

Saibamos que a queda de hoje somente precede o levante de amanhã, a escuridão da noite vivida em lágrimas apenas precede o alvorecer da manhã que brilha iluminando o caminho a se seguir e as trevas que enegrecem as expectativas que nos motivam, apenas precedem o renascer da esperança que brota no terreno batido pelo sofrimento. O que quero dizer é que para o que sofre hoje, sempre há esperança futura.

Isto porque a noite não é fim do dia, mas apenas o anúncio de que outro dia se iniciará. A noite diz do dia: “Ele vem”. O que vê a vida como um caminho contínuo não permanece caído diante das circunstâncias, se permanece no chão por um tempo, é apenas para curtir o descanso da noite escura, mas a esperança certa de que um novo dia vem é para este infalível como motivador para que não desanime.

Do contrário, se vê noite mesmo à luz do dia, se anda em trevas mesmo olhando para o sol, a vida perde o brilho, tudo se torna escuro, e para quem assim caminha, há no coração dúvida se o sol virá amanhã, se há esperança, se há razão para continuar; e de onde irá este retirar suas forças? Sem esperança, a vida torna-se monótona, o cotidiano enfadonho; comer, beber e morrer, esse é o ciclo depressivo de quem nada espera.

Bom mesmo é viver para o dia, pois se há algo para ser feito, que se faça agora, durante o dia, e quando vier a noite, que se coloque no dia a esperança, lembrando-se que a noite chega, mas somente para avisar que o dia vem. Assim deito e pego no sono, pois a cada dia basta seu próprio mal, não a cada noite, pois de noite ninguém pode trabalhar. De noite basta dormir, sem ansiedade, para que amanheça junto com o recomeço do dia.

O que hoje perdeu sua casa, amanhã trabalhe para reconstruí-la; o que hoje foi infiel, amanhã seja fiel; o que hoje chora, esteja certo de que amanhã terá suas lágrimas enxugadas, ao que se diz que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.

Por Gustavo Marchetti, mais um dos que caminham durante o dia e pelo Dia.